2 – Missão

A principal missão da Fundação João Paulo II é promover a formação de homens e mulheres que se colocam ao serviço do seu país e dos seus concidadãos, sem qualquer discriminação social, filosófica ou religiosa. Estes atores no terreno trabalham para oferecer ao homem um verdadeiro desenvolvimento, lutar contra a desertificação e as suas causas, ajudar as vítimas da seca e isto nos nove países do Sahel : Burquina Faso, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Chade.

Há mais de um quarto de século (25 anos) que a Fundação João Paulo II prossegue essa missão incansavelmente. Estes animadores locais intervêm nas áreas do desenvolvimento técnico, sóciosanitário, socioagrícola, socioeconómico e ecológico para garantir às populações locais uma melhoria real das condições de vida e das suas perspetivas futuras.

A originalidade da Fundação é igualmente devida à sua vontade de responsabilizar e capacitar as pessoas do Sahel, tendo em conta todas as dimensões do homem: o seu coração, o seu espírito, o seu corpo e, finalmente, dar a cada um os meios para se tornar o arquiteto do seu destino.

A Fundação João Paulo II para o Sahel quer constituir-se como um vetor de amor, solidariedade, justiça, um instrumento contra a ignorância, uma ferramenta para a paz e para a esperança.