3 – Organização e funcionamento

O funcionamento da Fundação João Paulo II baseia-se no princípio da cogestão e corresponsabilidade dos Bispos dos nove países do Sahel : Burquina Faso, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Chade.

A fundação rege-se por estatutos aprovados pelo Santo Padre. Estes estatutos preveem :

• Um Conselho de Administração,
  • Uma Comissão de Projetos,
  • Um Secretariado-Geral.

Células diocesanas de acompanhamento (CDA)

O Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel reconhece as células diocesanas de acompanhamento como parceiras privilegiadas da Fundação João Paulo II para o enquadramento e supervisão dos promotores, em estreita colaboração com o Secretariado-Geral.

As principais tarefas das células diocesanas de acompanhamento são as seguintes :

• Informar e sensibilizar as populações sobre :
    – os objetivos da Fundação João Paulo II ;
    – as suas modalidades de intervenção (apresentação de projetos, tipos de projetos elegíveis, planos de elaboração dos projetos, documentos necessários, prazos para a apresentação de projetos ao Secretariado) ;

• Distribuir materiais promocionais
  •

• Acolher os promotores e consultores durante a elaboração dos seus dossiês projetos.
  •

• Analisar os projetos (viabilidade, orçamento, a credibilidade do promotor, relevância e a sustentabilidade do projeto no contexto da diocese…)
  •

• Selecionar os projetos com base nos critérios de elegibilidade em vigor na Fundação João Paulo II, preencher o formulário de acompanhamento e emitir um parecer técnico com vista a auxiliar o Bispo ou o responsável pelo local a tomar uma decisão informada.

Além dos relatórios por projeto, as células diocesanas de acompanhamento devem elaborar um relatório geral sobre as suas atividades de acompanhamento dos promotores. Os relatórios devem fornecer indicações precisas sobre a gestão dos projetos e os seus efeitos sobre os beneficiários e o seu ambiente imediato, a atividade de acompanhamento e apoio dos promotores, a situação dos reembolsos e o impacto dos projetos.